Fim

Quando eu morrer batam em latas,
Corram aos pulos e aos pinotes,
Assem umas febras e entrecotes,
Façam estridência c’as patas!

Chafurdem muito no chiqueiro,
Dêem vivas ao carnaval!
E façam disso bom bornal,
E melhor mealheiro!

Exultem que nem uns cerdos,
Bramem em altos “grunhos”,
Levantem as patas por punhos,
E expurguem os vossos medos!

Accionem a minha memória,
Façam-me processos d’intenções!
Prometam-me mais acções
Pr’a minha póstuma glória!

Ofendam-se c’os meus poemas,
Expurguem a vossa culpa!
E gritem qu’a vossa luta
É de grandes causas pequenas…

Escondam esse focinho
Enquanto grunhem a minha morte,
Porque nada me faz mais forte
Qu’estar ainda mais sozinho!

Não conspurquem o meu nome
Ao gritá-lo por ofensa,
Qu’a morte não é a sentença,
Mas sim viver sem epítome!

Viver não é existir,
Pois que viver tem sentido,
E existir é um grunhido
Sem força de devir!

E a morte não é o fim
Pr’a quem dá sentido à vida,
Que há gente qu’a tem por tida
Num rasto de coisa ruim….

E assim na minha morte,
Grunhem tão alto ao céu,
Que se saiba que fui eu
Qu’aqui vos deixei em sorte!

A bramir neste chiqueiro
A vossa presumível inocência,
E qu’a morte deu sentença
À minha vida, primeiro…

E assim s’eu morrer
Antes que ganhem vergonha,
Qu’expurguem também a peçonha
Para não vos comprometer!…

Mas não quero ir de burro,
Mas antes puxado a cerdos,
E no cemitério quero círios
A arder até ao esturro!

Mas não ajaezem os porcos
À Andalusa!
Que quero uma parelha obtusa
Nos modos!

Daquelas que esperneiem
À passagem do cortejo,
Pr’a se saber que já não pestanejo,
E que bem morto me têm!!

Só quer’o último desejo
Como vosso moribundo,
E qu’estando lá no fundo,
Algo me tenha em sobejo:

Qu’oponham um texto menor
Na minha pequena campa –
“Aqui jaz, sem grande estampa,
O último suinicultor…”

Joker

Suinicultor.jpg

Posted on 25 de Março de 2017, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

