“Hádes, hádes!”…

Há sempre um preç’a pagar
Pr’a quem tem opinião,
E quem express’a sua razão
Pode-se-lha apontar!

É ess’a razão da escrita
Por ser libertária,
E tod’a razão sectária
Nela se tem por dita…

Pois que nist’o “culpado”
Das suas acções mundanas,
Se revê nelas por “humanas”
E aponta a este lado…

Vê noutros o que há em si,
O seu lado mais obscuro,
E dá um tiro nos escuro
Pr’a ver s’acerta aqui!

Enfi’a sua carapuça
Que muito bem lh’assenta,
Mas nisso não a aguenta
Por tão bem qu’a usa!

E olha nist’à volta
Pr’a arranjar um culpado,
E o verso já foi indicado
Naquilo qu’o revolta!

Que rica personagem
Que sobre isto se versa,
E o qu’ele nisto confessa
Ao se rever na imagem!!

Tão inteligente qu’é
O nosso intelecto,
E a personagem, um boneco
A dar nisto conta de fé!

Que sim, qu’é ela,
A quem a personagem visa,
E o qu’ele precisa
Ao dizer qu’é a Cinderela!

Ou o João Ratão
Que caído p’la Joaninha,
Já não vai à noitinha
Comer no caldeirão…

Por ser delito
Nisto eu escrever,
Vou ter que me conter
No cujo dito!

E não versar
Sobr’o mundo, a vida,
Porqu’a nossa querida
Pode não gostar!?

E ser já preso
Porque ele o quer,
E enquant’o tiver,
Vai teso!

Mas find’o corso
E o folião,
O “delito d’opinião”
Também ir preso?!

Fartava-me de grisar
Se pelo meu poema,
Esta gente, pequena,
Me privava d’opinar…

E detrás das grades
Por tão grave delito,
Eu escrever, por escrito,
Que “hádes, hádes!”…

Deixa-me rir, palhaço!

Joker

povo_palhaco_thumb

Posted on 9 de Março de 2017, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

