Fernão Mendes Pinto

Fernão Pinto,
Tu que foste cronista aqui d’El Rei,
E mentes tanto ao que sei…
– Minto!

Fizeste Peregrinação,
Ou deste a tua perspectiva,
Numa mentira compulsiva?
– Sim, sou Fernão!

E viste monstros, gigantes,
Anões e canibais!?
E lá o que viste mais?
– Mutantes!!

E vist’a Democracia,
A liberdade de expressão?
– Como não?
É uma heresia!!

E descobriste um mundo novo,
Repleto d’ordem e trabalho?
– Todo eu me talho!!
E já não sou novo…

Estás barbudo de saber
O qu’é o sindicalismo?
– É um eufemismo!
(Quero eu lá crer!)

E defendes a liberdade
Porqu’a geres em Peregrinação?
– Não façam confusão…
Eu pr’a isso já não tenho idade…

E fomentas esse culto aberto
No teu fórum de verdades?
– Há algumas disparidades…
Mas eu nisso estou sempre certo!!

E apagas também umas linhas
Daquilo que já não queres ler?
– Eu quero lá saber!!…
São minhas!!

E geres a tua verdade
Só quando nas costas doutrem?
– Eu não tenho medo de ninguém!!
(na 3ª idade…)

Ah, escritor nas horas vagas,
E gestor dum fórum aberto?
– É certo!
(…ainda mas pagas!)

Fernão, tu que és um Pinto,
Não me digas qu’apagaste um nome?
-Não está conforme…
Ao que me sinto!

Porquê, sentes-te um galo
Na tua pequena capoeira?
– Mas está à maneira!!
E tod’a gente calo!!

É, és um pequeno frango,
Já velho, que não cheg’a galo!
– Olh’o qu’eu me ralo,
Se mando!!

Fernão Mendes Pinto,
Escreveste a Peregrinação?
– Não!!
Eu (só) pinto!…

Joker

moraes-solo

Posted on 2 de Fevereiro de 2017, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

