Trocadilhos

Quando publicado
Novo planeamento,
Há mais movimento
Do que num mercado!

E mal sai o “édito”
Corre tudo à troca,
Porque pouco importa
O nosso descrédito..

E se mal as fiz
Noutros, a pedido,
Sou surpreendido
No que lá se diz!?

Tudo vai à troca
E nada nos dá jeito,
Qu’o trabalho bem feito
Não é o que nos toca!!

E se bem me lembro
Desses voos pr’a norte,
E se num ano, por sorte,
Lá ía em Novembro…

Sempre lá os via
Aos dois por mês,
Se não fossem aos três…
(Em tantos voos ao dia)

E nem mesmo assim
Lá busquei a troca,
Porque no buraco da minhoca
Lembra-se-iam de mim!?

Disso não m’acusam
D’os querer trocar,
E nisso não voar
Porque nisso abusam!!

Faço sempr’as voltas
Par’o mesmo sítio,
Que me falta o “édito”,
E o lugar nas “trocas”…

Podem pois trocar,
Tudo o que vos calha,
Que só me toc’a tralha
Que não vos vai calhar!!

E mesmo assim
Não me vendo, ou troco,
Porque não me coloco
Noutro em vez de mim!!

Venh’o que vier
Faço-os, porque sim!
E se há uma troca, por fim,
É porque outro os quer!!

A mim não me têm
No regime de trocas,
E posso ouvir umas bocas
Se nisto me leem!

Mas é pr’o lado
Que durmo melhor,
Qu’eu faço pior,
E não troc’o meu fado!!

Er’o seu desejo
Qu’eu me dess’à troca,
E niss’a batota,
Numa troca… e um queijo!

Não, não vou trocar
O que ninguém quer,
Mas s’os tiver
Podem-nos voar!!

Sim, eu faço a troca
Como vossa pretensão,
Mas nessa razão,
Ninguém me toca!!

Podem pois trocar,
E mal saia o “édito”,
C’o mercado está frémito
De tanto se licitar!?

Está é a prova
De que nada agrada,
E que muito tarda
Quem nos dá mais corda…

Está-nos nas veias
A alma do negócio;
Trocamos o ócio
Pr’a grandes plateias!

Vem-nos do genoma
Dos antepassados,
De mouros, cruzados,
Na mesma redoma!

Ficou-nos a senda
De tal comércio,
E o trocar o terço
Por outra comenda!

É pois, natural,
Esta troca louca!
Pois qu’a coisa é pouca,
E o negócio vai mal…

Joker

Vasco da Gama

Posted on 16 de Julho de 2016, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

