Inopinado!

Sou tido na crítica
Como na ditadura,
Como s’ela pura e dura
Fosse apolítica!

E nisso sou tido
Por desrespeitador,
Porque não há censor
Que me faça “polido”…

O uso da crítica
É um basilar,
Como modo d’estar
Na vida cívica!!

E sim critico
Aquilo qu’entendo,
E não me rendo
Ao vector político!

Há pois liberdade
Na crítica frontal,
E é isto anormal
Na nossa sociedade?

É-se confundido
Com tempos de ditadura!?
E quem é qu’isto atura
No tempo perdido?

Dá-se opinião
Na menção do ser,
E tudo se quer parecer
Por acusação?

E nessa ameaça
De ditos processos,
Querem-se possessos
Porqu’a palavra passa!!

E não sendo pessoal
Nem desrespeitosa,
A opinião é “dolosa”
Por não ser toda igual?

É a democracia
Na sua concepção,
E nela só tem razão
Quem nela não escrevia…

Ou nela escrita
Que seja coincidente,
Qu’a opinião de tal gente
Não merece a crítica!?

E ainda qu’a crítica
Sej’o seu apanágio
(Fazem dela contágio),
Aí é só analítica…

E eu por “ditador”
Não posso ter opinião,
Pois nela há condição
D’opinador…

E a minha crítica
Por impessoal,
Não tem “ideal”
Nem “lírica”!

Mas isso assola
Tais fracas mentes –
Outrora dirigentes –
Duma outra escola!!

Que democratas
Vincavam críticas,
E mais políticas
Sensatas!

E nessa acção
Lá opinavam,
E não se melindravam
A cada contestação!?

Mas hoje, críticos,
D’outros democratas,
Crêem-se sátrapas
Lá nos seus escritos!?

Como s’o legado
Da sua “obra”,
Nos exigisse a sobra
De bico fechado!?

E agradecidos
Em tais gloriosos feitos,
Mantermos-nos satisfeitos
E ainda mais contidos…

Er’o que faltava
Qu’a minha verdade,
Valesse só metade (do)
Qu’a crítica velada!

E qu’a renúncia
À minha opinião,
Foss’a consagração
Da sua prepotência!!

E que me calasse
Por temor reverencial-
E na ameaça formal
Já me ficasse!?

Queriam-me alinhado
A “opinar” no coro;
Longe vá o agouro…
Mil vezes inopinado!!!

🙂

Joker

não alinhado

Posted on 20 de Junho de 2016, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

