Quadras de Santo António

Ó meu rico santo António
Como santo padroeiro,
Faz-nos gesto milagreiro
Qu’eu não posso por heterónimo!

E vislumbra da intenção
De tanta alma caridosa,
Uma razão prestimosa
Por vocação!

Beatific’as as acções
Desses santos da casa,
Cuja intenção nos casa
Os corações!

De tão bem-intencionados
Só nos querem o melhor,
Que não o andor
Dos abençoados!

É um alerta do Senhor
Aos crentes da boa-nova,
Cujo futuro nos joga
No seu pavor!!

E no medo do pecado
Ó meu rico santo,
Enlevam-nos no “encanto”
De tal passado…

E lá nesse alerta
Querem-se santos no altar,
Porque não sabem calar
A sua palavra “certa”!

São santos apostólicos
Desse fim da eras,
E prometem quimeras
De valores estrambólicos!

Em tal infabilidade
Quem excomungar,
Pois na quadra popular
Isso dá popularidade!

Mas de parcos votos
Não têm santidade,
Porqu’a cristandade
Não os tem devotos!!

E ó meu querido santo
Neste teu santo dia,
Nisto m’alumia
No meu credo e espanto!!

Dá-me uma luz
Da tua benevolência,
E maior paciência
Qu’ao menino Jesus!!

E que nisto veja
Só a santidade,
E que tod’a ambiguidade
Não o seja!!

Ó meu santo lisboeta,
Dá-nos mais qu’o feriado,
Tu que por quem abençoado
Se faz a festa:

E nisso alumia
Os nossos corações,
Das boas intenções
De quem os “fazia”…

Joker

Photo credits by Helena Simões da Costa © Fotografia 2016

Photo credits by Helena Simões da Costa © Fotografia 2016

 

 

 

Posted on 13 de Junho de 2016, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

