Dar o “exemplo”

Condenam políticos
Por serem corruptos,
E nas costas dos outros
Fingem-se impolutos

Mas quando cheg’a vez,
A sua oportunidade,
Essa ansiedade
Toma-os por três!!

E em tal fingimento
De voracidade,
Falam da sociedade
Com tal sentimento

Que nisto me creio
Qu’a voz do cinismo,
É dum romantismo
Que nem eu próprio leio!!

E eu que sou voraz
Nas minhas leituras,
Nunca vi figuras
De tal índole, más!!

Ou antes já vi,
Mas só em ficção!
E não há narração
Que nisto dê de si!?

É tão insólito
Este grande enredo,
Qu’até mete medo
O fim do enfólio!!

Em tal narrativa
Dos tempos modernos,
São os próprios infernos
De que Dante fez cantiga!!?

Que nada mudou
Na natureza humana,
E quem disto reclama,
Porque em tal ousou

Faz-nos uma obra
De pura “ficção”,
Porque em tal acção
O leitor não estorva

E pode-se rir
Ou chorar no texto,
Porque tud’o resto
Não pode existir!!?

É pois impossível
Esse “mundo novo”,
Pois qu’o nosso povo
É incorruptível!!?

E só os políticos
Nisto se corrompem,
Porque já se compram
Nos votos acríticos!!

E em tal exemplo
Fazemos igual,
E o que há de mal
Em querer aumento?

Queremos dinheiro
Venha donde vier,
E se mais houver
Venha por inteiro!!

Vou enriquecer
Não interessa como,
Qu’interessa o bom nome
Senão puder “comer”?

E ao tornar-me rico,
Num golpe-de-asa,
Tudo fica em casa…
S’eu cá bem m’explico!?

E enriquecer
Sem labor ou arte,
Não me dá a parte
Qu’eu possa esconder!?

E pagar impostos
Sobre rendimentos?!
(Tenho mil e seiscentos
“GOSTOS”!!!)

🙂

Joker

  

Posted on 10 de Abril de 2016, in Palhaçadas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

