Calúnia!

As participações lá entraram
Hoje mesmo, na secção
Por meu punho, se registaram
Em cópias qu’atestam a acção!
 
Denúncia caluniosa
Falsidade no testemunho
Vão provar a ignominiosa
Cabala, no seu próprio cunho!
 
Depois d’arquivados os autos
Só me restavam duas opções
Ou me conformava, nos factos
Ou agia sem contemplações!
 
Não me restaram mais dúvidas
Depois d’engendrada a matéria
E não me bastariam as súplicas
Que sobreviessem, na léria!
 
Dê por onde der
Leve o tempo que levar
A Justiça é meu mester 
E acabará por chegar!
 
Agora, chegou a minha hora
Depois de receber as saraivadas
Vou agir, e sem demora
Contra essas almas eivadas!
 
E não será por descrença
Por cansaço ou indiferença
Que não sobrevirá sentença
Que não os tenha em licença!
 
Tenho todo o tempo do mundo
Dinheiro não me há-de faltar
Tão certo que irei bem fundo
No tempo que possa julgar!
 
E se acredito na justiça divina
Tenho por deficiência de formação
Não esperar, como em surdina
Pelo dia do Armagedão!
 
Na Justiça dos homens, creio
Ainda que imperfeita e morosa
E por seu mérito, eu pleiteio 
Por minha conduta honrosa!
 
Queriam-me ladrão, assassino!
Um Mafioso, um Capo ignóbil!
Um Burlão, por valor ínfimo
Um agressor, sem traço móbil! 
 
Aterrorizados que andavam
As almas penadas do paço
Que nos autos se lançavam 
Sem medir o fio ao laço!?
 
E creiam que se vai apertar
E não é ameaça de morte!
No dia que há-de chegar
Mais cedo qu’a vossa sorte!
 
calúnia
 
 
 
 
 
 
 
Posted on 25 de Julho de 2013, in Palhaçadas, Poesia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

